BLOG

Coworking industrial: o que é e quais as vantagens oferecidas?

coworking-industrial-o-que-e-e-quais-as-vantagens-oferecidas

De acordo com dados do Global Coworking Spaces Market 2021-2025, o mercado global de espaços de coworking deve crescer US $ 13,35 bilhões entre 2021 e 2025, um aumento de mais de 11% ao ano no período.

O número é resultado de uma série de mudanças que aconteceram, principalmente, nos últimos dois anos. Com a pandemia do COVID-19, as empresas tiveram que se adaptar, reinventando a sua forma de trabalho e, assim, o trabalho home-office deixou de ser exceção para se tornar a regra.

Contudo, nem todas as empresas podem manter uma infraestrutura 100% remota. E para aqueles que ainda precisam de um espaço físico, os coworkings oferecem as soluções mais atrativas. Isso porque permitem reduzir custos e ainda oferecem uma série de benefícios. 

Atualmente, uma nova modalidade vem se destacando no mercado: o coworking industrial, que oferece comodidade e segurança para quem precisa de espaço para a confecção de seus produtos.

Quer saber o que é um coworking industrial e quais vantagens ele oferece? Continue lendo o artigo a seguir e descubra!

O que é um coworking industrial?

O coworking industrial é um espaço maior voltado para quem precisa construir oficinas e ter espaço para armazenar as ferramentas e o maquinário

Diferente dos coworkings tradicionais, que disponibilizam salas comerciais e até mesas individuais de trabalho para locação, o coworking industrial é voltado para pequenas empresas que necessitam de espaços maiores para montarem suas oficinas.

É um espaço ideal para quem está começando e quer evitar toda a papelada burocrática, que inclui alvará de funcionamento e demais autorizações necessárias. De outro modo, também permite que o empreendedor fuja do alto custo de aluguel de galpões industriais.

Além disso, o espaço compartilhado permite a interação entre empresas, o que possibilita diversas parcerias. 

3 vantagens de um coworking industrial

Como vimos, o coworking industrial é uma modalidade que vem ganhando espaço nos últimos tempos, porém é uma forma de negócio que está crescendo de forma tímida. 

Apesar disso, é modalidade que tem tudo para fazer sucesso e perfeita pra quem quer ampliar ou abrir o próprio negócio, e oferece diversas vantagens para você, como:

1. Menos burocracia

Primeiramente, quando uma pessoa toma a decisão de abrir ou ampliar o próprio negócio, muitas vezes não imagina que precisa correr atrás de autorizações. 

Uma delas é o alvará de funcionamento, obrigatório para todos os estabelecimentos comerciais, industriais, empresas de prestação de serviços ou entidades associativas. O documento pode levar até 40 dias para ser expedido e em alguns casos pode não ser liberado.

Isso porque para ser liberado é preciso preencher requisitos e apresentar outras licenças como:

  • Licença do corpo de bombeiros: o órgão é responsável por verificar se o local atende às normas de segurança, com o equipamento e o treinamento necessário para casos de incêndio. Caso contrário, a empresa terá que adequar o ambiente para atender essas normas.
  • Licença ambiental: é expedida por órgãos municipais, estaduais do meio ambiente e o Ibama. É exigida para empresas metalúrgicas, químicas, de vestuário e têxtil, madeira, mecânicas e outras. Ou seja, serve para garantir que o sistema ecológico não será prejudicado pela atuação desses negócios.    
  • Licença sanitária: para obtê-la é necessário passar por aprovação da ANVISA ou da Vigilância Sanitária da região. O documento é obrigatório para empresas que lidam com produtos químicos. A licença serve para proteger e promover a saúde pública da população, garantindo que não haverá poluição do meio ambiente a partir do despejo de efluentes.

Se por algum motivo a empresa não consegue essas licenças, o pedido de alvará de funcionamento é negado. Ao optar por um coworking industrial – que já possui essas licenças – você evita toda essa burocracia e foca no que é fundamental: na construção do seu negócio.

2. Redução de custos 

Além de saber o que é coworking industrial, você precisa entender que essa modalidade de espaço compartilhado torna o seu custo com espaço físico menor. Afinal, sua empresa não gasta um alto valor em locação mensal para manter um galpão vazio, e depois ter que correr atrás do maquinário necessário para começar seu negócio.

Isso porque, além do espaço físico oferecido pelo coworking industrial, você tem espaço para reuniões, acesso à internet e equipamentos para começar seu negócio. 

3. Possibilidade de construir parcerias

Por fim, quem é empresário sabe que as parcerias são fundamentais para fazer um negócio crescer, não é mesmo? Assim, o coworking industrial é o lugar perfeito para esse tipo de troca. 

A atmosfera de um ambiente compartilhado convida para a interação e a troca de experiência entre os empreendedores e profissionais, e as empresas podem conhecer o trabalho das outras. Além disso, o coworking industrial potencializa a ampliação dos negócios. O escritório compartilhado favorece a criatividade e o investimento na construção de novos projetos, serviços e produtos. 

Agora, você não só sabe o que é um coworking industrial, mas já entendeu que esse é o melhor endereço tanto para as indústrias que estão começando quanto para quem quer ampliar o próprio negócio. 

Conheça o primeiro coworking industrial e logístico de Joinville, o Treecom Coworking, localizado no Perini Business Park. É o espaço ideal para o seu empreendimento. Entre em contato conosco e venha conhecer a infraestrutura do Treecom Coworking. 

VEJA TAMBÉM: