BLOG

Qual é a diferença entre Endereço Fiscal e Endereço Comercial?

diferenca-entre-endereco-fiscal-e-endereco-comercial

Ao iniciar o próprio negócio, o empreendedor precisa pensar em vários aspectos: qual ramo seguir, por onde e como começar? É preciso montar um plano e definir a melhor estratégia para o negócio.

Dentre as várias etapas que precisam ser cumpridas, uma delas é possuir um endereço fiscal. Essa é uma exigência da Receita Federal, porque, por lei, todas as empresas devem oferecer um endereço fiscal para registro oficial, independente do porte.

Entretanto, esse endereço não precisa ser o mesmo do endereço comercial

Neste artigo, explicamos a diferença entre essas duas modalidades. Confira!

Qual é a diferença entre Endereço Fiscal e Endereço Comercial?

Primeiramente, entendemos que o endereço fiscal ou domicílio fiscal é aquele que consta na documentação da empresa (registro de MEI, contrato social, etc). Ou seja, essa é a sua referência fiscal e pode ser usado também para receber suas correspondências. 

Trata-se do seu endereço perante os órgão fiscais e de contabilidade da sua empresa. Este serviço é oferecido por coworkings e escritórios virtuais, afinal, esse é um dos principais itens para que sua inscrição no CNPJ seja autorizada para a emissão de notas fiscais.

Já o endereço comercial é o local onde sua empresa opera efetivamente, seu endereço físico. Pode ser um escritório, caso você tenha uma prestadora de serviços; ou uma loja, no caso de varejo. 

O endereço comercial pode ser um espaço alugado ou propriedade do dono do negócio. Se optar pela locação de um espaço,  destaque, no contrato, que o uso do imóvel será destinado para atividade comercial. 

Quais as vantagens do endereço fiscal?

O endereço fiscal é perfeito para quem deseja registrar sua empresa, garantindo uma série de vantagens. Na prática, ele facilita porque:

  • O empreendedor não precisa usar o endereço da própria residência, nem misturar vida profissional e pessoal;
  • Isenta o empreendedor do aluguel mensal de um espaço físico, que, muitas vezes, pode ser bem caro;
  • Fornece à empresa um endereço em um coworking, entregando ainda a comodidade do serviço de recepção de correspondências. 

Os coworkings disponibilizam o endereço fiscal para registro e até mesmo para receber as correspondências de sua empresa.

É vantajoso para as prestadoras de serviços, que não necessitam de um endereço físico. Atualmente, com as novas modalidades de trabalho como Home Office e Anywhere Office, contratar um endereço fiscal se torna muito mais econômico. 

Essa é a solução ideal para quem quer abrir seu próprio negócio e não tem opção de endereço para registrar. Empresas coworking oferecem essa modalidade de serviço, por um baixo custo. Veja mais vantagens sobre o endereço fiscal aqui.

Quais as vantagens do endereço comercial?

O endereço comercial permite que você faça a separação da vida profissional e pessoal. Assim, seu trabalho não se torna extensão da sua casa e você consegue gerenciar as demandas com tranquilidade.

Ele oferece também credibilidade e segurança aos seus clientes. Isso porque muitas pessoas não se sentem seguras em comprar online produtos de lojas sem endereço físico, afinal, ofertas anunciadas sem essa informação podem ser vistas como golpe.

Além disso, o endereço comercial fornece ao cliente um local no qual possa se reportar em caso de algum dano ou problema com o produto. 

O endereço comercial transmite também seriedade e profissionalismo, assim você conquista a confiança dos seus clientes. Além do mais, possibilita a realização de reuniões e a recepção de clientes com conforto e comodidade.

Ao escolher uma boa localização, você transmite sensação de estabilidade, confere status e demonstra a seriedade dos seus serviços. O endereço comercial também facilita a jornada do cliente no encontro com a sua marca.

Como as empresas de coworking podem te ajudar?

Digamos que você queira abrir um negócio e não quer ou não pode usar o endereço de sua residência. A melhor solução é contratar um serviço de coworking. Essas empresas oferecem a possibilidade de contratação do endereço fiscal.

Além disso, os coworkings também fornecem espaço que podem ser usados como o seu endereço comercial, aumentando a credibilidade da sua marca. Geralmente essas empresas possuem localizações estratégicas, e você pode contratar esse serviço sem pagar caro.

Assim, a boa localização de um coworking auxilia como propaganda positiva do seu negócio e sugere profissionalismo.

É um ótimo espaço que possibilita você desenvolver seu networking, auxilia no seu aprendizado e ainda gera oportunidades de novas parcerias e negócios, já que se trata de um ambiente compartilhado que incentiva a interação e o relacionamento. 

Na prática, você pode contar com o serviço de um coworking exclusivamente para o endereço fiscal, mas também para o endereço comercial.

Mas agora que você já conhece a diferença entre endereço fiscal e endereço comercial, precisa ter clareza sobre as prioridades do seu negócio para escolher a melhor abordagem. 

Muitas vezes, o endereço fiscal é suficiente. Já para companhias que têm relacionamento estreito com o cliente, contar com o endereço comercial faz toda a diferença. Afinal, desse modo, a empresa passa a ter acesso a uma série de serviços e recursos, como salas de reunião e escritórios para você receber seus clientes com comodidade e conforto.

Como a Treecom pode colaborar com o seu negócio

A Treecom fornece o serviço de endereço fiscal, além de um amplo espaço para o seu endereço comercial, oferecendo salas com toda estrutura necessária para você atender seus clientes com comodidade e conforto. Localizados no Condomínio Perini Business Park, temos tudo o que você precisa para dar vida ao seu negócio, então, venha nos visitar e conhecer os nossos serviços!

VEJA TAMBÉM: