BLOG

O que é endereço fiscal: conheça o conceito e saiba porque usar!

o-que-e-endereco-fiscal

Ao montar um plano de negócio, um dos desafios do empreendedor é definir onde instalar sua empresa. Hoje, com o amplo uso do trabalho remoto, dá pra ter um negócio trabalhando, em casa ou em qualquer outro lugar. O home office e o anywhere office trazem um mundo de novas possibilidades para os profissionais. 

Porém, na hora de registrar a empresa, o Fisco não aceita a resposta que você trabalha em qualquer lugar. Você precisa de um endereço fiscal para abrir o CNPJ. Mas calma porque essa exigência pode ser atendida de um jeito simples, prático e rápido. 

Continue lendo o artigo e descubra o que é endereço fiscal e como conseguir o seu.

O que é endereço fiscal? 

Atualmente, a Receita Federal exige um domicílio fiscal para o registro de qualquer empresa. Assim, basicamente, o endereço fiscal é o local que você aponta na documentação da empresa (registro de MEI, contrato social etc.) como referência para todos os assuntos e pendências que envolvem o Fisco e a contabilidade da sua empresa.

O endereço fiscal é imprescindível para finalidades específicas, como registro na Junta Comercial, endereço na Receita, entre outros documentos.

Para cada tipo de empresa, existem uma série de critérios que devem ser cumpridos na hora do seu registro. Por isso, dependendo da modalidade do seu negócio, as exigências mudam. 

Uma empresa que presta apenas serviços pode, sim, operar em um endereço residencial. Contudo, se a organização trabalha com atendimento ao público e mantém estoque de produtos, certamente o endereço residencial não é adequado para o registro da empresa.

Para todos os empreendedores, a boa notícia é uma só: foi-se o tempo em que era preciso alugar um ponto comercial para ter o registro perante a prefeitura e o Fisco. Assim, o endereço fiscal, também conhecido como escritório virtual, é o serviço perfeito para quem precisa provar a existência física e jurídica de seu negócio.

Como o endereço fiscal funciona?

Mas como conseguir um endereço fiscal, sem ter os altos custos de manter um espaço físico?  

É simples: procure pelos espaços de coworking pois a maioria deles fornece esse tipo de serviço. Por um custo mensal fixo e baixo, você mantém a empresa registrada no endereço desse coworking, garantindo a formalização do negócio perante o Fisco. 

Com o endereço fiscal assegurado, você ganha a liberdade de trabalhar remotamente de onde quiser. 

Enquanto você explora o anywhere office, o time do coworking contratado fica responsável pela sua caixa de correios, fornecendo todo o suporte que você precisa. 

Ou seja, na prática, o endereço fiscal isenta o empreendedor de uma série de despesas fixas de manutenção de espaço físico. Com essa redução de custos, é possível, inclusive, canalizar os recursos para outros investimentos, fortalecendo o seu negócio. 

Endereço fiscal: 3 vantagens que você precisa conhecer

Até então, já vimos o conceito de endereço fiscal e entendemos como ele funciona na prática. Agora, você precisa conhecer as principais vantagens desse serviço que só traz conveniência e praticidade para o empreendedor! 

#1 Registro legal da empresa

Primeiramente, uma das principais vantagens de contratar um endereço fiscal é a possibilidade de registrar a sua empresa, sem a necessidade de correr atrás de documentos, contratos e outras questões que, normalmente, geram dor de cabeça. É só indicar a inscrição imobiliária do coworking para o seu contador e pronto: endereço fiscal resolvido! 

#2 Gerenciamento de correspondência

Da mesma forma, ao contratar o endereço fiscal, você passa a ter acesso também ao serviço de  recebimento de correspondências e encomendas. Isso mesmo! O time do coworking gerencia as correspondências para você e avisa assim que recebê-las. Mais uma comodidade! 

#3 Economia  

Por fim, para muitas empresas, dependendo do segmento, usar o endereço residencial para a formalização do negócio não é possível. Nesse caso, manter um ponto comercial  aumenta os custos operacionais e compromete parte da lucratividade. Por isso, o endereço fiscal é a solução perfeita. Com uma mensalidade fixa, você garante o endereço de registro para o seu negócio de um jeito simples, prático e acessível. 

Endereço fiscal: garanta o seu com a Treecom

A verdade é que o endereço fiscal surgiu como um serviço que descomplica a vida do empreendedor. Com praticidade, conveniência e simplicidade, o coworking é capaz de fazer muito mais pelos parceiros de negócios. Enquanto isso, você trabalha onde preferir. É a liberdade ao seu alcance! 

No Treecom, temos o plano ideal de endereço fiscal para a sua empresa. Tornar fácil empreender: essa é a nossa proposta para você. 

Quer saber mais sobre o serviço de endereço fiscal? Entre em contato conosco, esperamos pelo seu negócio aqui no Treecom!

VEJA TAMBÉM: