Você já parou para pensar em como o mundo está mais digitalizado? A cada ano que passa ouvimos falar em uma nova forma de se conectar com o mundo, e por sua vez, essa tecnologia alcançou a indústria, gerando assim a quarta revolução industrial. Mas para falarmos da quarta, precisamos falar um pouquinho sobre as anteriores:
Primeira revolução Industrial
Ocorreu em 1784, com o surgimento do maquinário a vapor, movido através de combustíveis fósseis como o carvão.
Segunda revolução industrial
Ocorreu em 1870, com a chegada da eletricidade, que foi tornando o maquinário movido por combustível fóssil anos mais tarde obsoleto
Terceira revolução industrial
Ocorreu em 1969, que com sua chegada trouxe a automação para os ambientes industriais e melhorou a capacidade produtiva dos ambientes fabris.
O que nos leva ao tema de hoje, a indústria 4.0, o próximo passo da evolução humana:
Com a chegada da nova era da indústria, maquinários se tornam cada vez mais inteligentes e conectados, tomando decisões sozinhos acerca de como melhorar os ciclos de produtividade e automatizar da melhor forma os processos. Imagine que você precise estabelecer um circuito para produzir da forma mais rápida possível, hoje o maquinário é capaz de visualizar o ambiente como um todo e por sua vez buscar a melhor forma de executar. Equipamentos inteligentes hoje são capazes de compreender grandes quantidades de dados ou Big Datas de forma autônoma e com isso atingir resultados nunca antes vistos, reduzindo custos, melhorando a qualidade final do produto de forma mais eficiente, além de possibilitar o mundo remoto no ambiente industrial.